Às vezes preciso mudar de pele

Pele. A camada externa que nos envolve, o invólucro que forra os nossos órgãos, os nossos sistemas vitais. Dá-nos forma, é responsável pelo toque, permite-nos o contacto com o mundo, através dela comunicamos. A fronteira entre o eu interno e o eu social. A pele que me envolve é como uma extensão social de mim, como se ela carregasse tudo o que tenho feito, onde tenho estado, o meu percurso, a minha relação contínua com o mundo.

Às vezes preciso mudar de pele. Como se me pudesse despir e vestir de novo, outro casaco, porque preciso livrar-me da casca antiga. Como um camaleão, gostava de ir mudando a pele, numa altura sou vermelho vivo, depois prefiro ser verde. Como um mamífero que deixa a pelagem cair e fica com uma nova. Ser mais, completar-me, reciclar-me. Deixar de ser apenas aquilo que fui e ser mais agora e depois. Sim, também eu posso mudar a pele, transformo-me e continuo a percorrer a vida, até mudar de novo a carapaça. Porque às vezes a pele antiga pesa, como um casacão velho e bolorento, guardado há tanto tempo, carregando o pó tão irracionalmente denso que não o aguento sobre as costas. A pele velha desfaz-se, cai, escama a escama. E todas as peles novas que vêm e virão, só podem vir porque a pele velha existiu primeiro…

A mudança traz nostalgia. É a dissonância cognitiva de Leon Festinger. Porque, mesmo precisando mudar de pele, um dia mais tarde sento-me a olhar para trás, mirando tudo o que fui, precisando encontrar-me algures num ser do passado que já não posso agarrar. Tentando desesperadamente sentir-me a mesma pessoa. Que dissonância viver entre o querer mudar e a melancolia de agarrar o passado. Já não é meu, mas fui eu ali. Impossível ficar presa ao que já não posso ser, sobra-me a nostalgia do que já fui. História de vida, chamam-lhe assim.

Leave a Reply

