Say little, write more

Blog Writings, Narrative

Escrevo, não porque gosto de literatura, mas porque é a minha maneira de estar comigo. Assim costumo dizer. Porque este acto que tanto me parece inato mas não o é, foi aprendido desde tenra idade e desenvolvido ao longo dos anos que tenho vivido, é uma necessidade, uma forma de expressão externa tipicamente minha. Quando olho para trás, como se o passar do tempo estivesse pintado na esquina ao fundo da rua, lá longe de onde agora me encontro e por onde um dia passei, parece-me que sempre assim foi. Tirar um papel, pegar no lápis ou na caneta dispostos ao alcance da mão, e escrever umas quantas letras, essas que formam um conjunto de palavras, com sons e significados dizendo mais e mais sobre mim. Tudo o que escrevo vem do mais íntimo ser que sou. Escrever não pode ter nada mais do que esse carácter pessoal, o desvendar do ser que escreve. Começou assim, depois modernizou-se. As letras perfeitamente alinhadas e personalizadas, paridas pelas teclas de um computador, deram lugar aos rabiscos manuais tradicionais. Mas o simbolismo da mensagem é o mesmo. A expressão pessoal externa digna de interpretação subjectiva por cada mente que vagueia no planeta Terra. A minha forma de estar comigo. É como uma companhia, mas mais que isso. É conhecer-me. Se me conheço escrevendo, se sou eu a falar por mensagem escrita para mim mesma, não sei porque não me disse antes tais coisas. Escrever é a forma mais espontânea, ou confortável, de me comunicar. E é fidedigno afirmar que são mais as palavras escritas do que faladas que emito. Por isso apareceu esta frase que criei, como uma caricatura da minha pessoa – say little write more. Falar pouco e escrever mais. Comunico com o mundo escrevendo.  E enquanto ferver alguma coisa algures dentro de mim, não sei onde nem como, porque isso nem tem sentido lógico ou racional, continuarei a escrever, a dizer-me o que preciso dizer-me, a falar para quem queira ouvir. A escrever para quem queira ler.

Leave a Reply

